Tesla Motors é uma empresa norte-americana que desenvolve e vende veículos elétricos de alto desempenho. Em 30 de abril, o CEO da empresa e seu então presidente Elon Musk, anunciou o sistema de bateria Tesla Powerwall para uso residencial e empresarial, o que permitirá a distribuição de fontes de energia renováveis, como a energia solar, um produto novo e muito aguardado de sua empresa.

A Tesla Powerwall pode armazenar energia a partir de painéis solares da rede elétrica à noite – quando é mais econômica – e proporciona um backup seguro em caso de uma queda de energia.

tesla3

Na teoria, o dispositivo, que se encaixaria na parede da garagem de uma casa, pode torná-las completamente independentes da energia elétrica tradicional, usando apenas energia solar. Com o custo de 3.500 dólares, ele estará inicialmente à venda nos Estados Unidos, ainda este ano, mas o objetivo é que ele chegue a mercados internacionais já em 2016. A Alemanha é vista como um mercado-chave para o produto, já que o país europeu está entre os maiores receptores de energia solar do mundo.
tesla1

Musk acredita que as baterias residenciais e empresariais terão o mesmo caminho que telefones celulares, onde seu desenvolvimento ultrapassou as ligações por telefones fixos e também em locais onde a telefonia fixa não chegaria. No final, o mercado de energia provavelmente deve usar uma gama de diferentes tecnologias de bateria, incluindo as baterias de fluxo – que também apresentam limitações, entre elas suas dimensões. Para uso residencial, por exemplo, você precisaria de um modelo que ocupasse metade de uma garagem.

Para alguns especialistas no setor de eficiência energética, a previsão de Musk soa um tanto utópica para os próximos anos. Os planos de Musk, por exemplo, vão na contra-mão da maioria dos governos que têm negócios com fornecedores de combustíveis fósseis, muitos desses contratos são superiores há 100 anos, e ainda nações em desenvolvimento que precisam de uma fonte de energia estabelecida.

Mas essa revolução energética tem nome e sobrenome, se não fosse por Nikola Tesla, possivelmente você não estaria lendo este texto agora na tela do computador e mais nenhum equipamento eletro-eletrônico existiria. É nele, e em seus inventos, que a Tesla Motors se inspira. Este grande gênio nasceu em 10 de julho de 1856 em Smiljan, Lika, que era então parte do Império Austo-Húngaro região, da Croácia. O pai, Milutin Tesla, sacerdote ortodoxo sérvio e a mãe, Djuka Mandic (poderíamos entendê-la como uma inventora) contribuíram de forma determinante nas escolhas futuras de Tesla. Ele estudou na Realschule, Karlstadt em 1873, o Instituto Politécnico em Graz, na Áustria e na Universidade de Praga quando ficou fascinado com eletricidade. A partir daí, iniciou sua carreira como engenheiro elétrico com uma companhia telefônica em Budapeste em 1881.
Tesla_circa_1890

Tesla trabalhou com grandes gênios como, Thomas Edison, desenvolveu o modelo polifásico alternado que conhecemos atualmente, descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental na física e na base de quase todos os dispositivos que usam corrente alternadas. Ao todo, ele registrou mais de 700 patentes mundiais. Sua visão incluía a exploração de energia solar e do poder do mar. Ele previu comunicações interplanetárias e satélites.

Para conhecer mais acerca deste grande gênio da humanidade veja o Documentário Tesla: O mestre dos raios

Fontes:
mymodernmet.com
infoescola.com

Share.

About Author

Marco Zero

Post escrito por mais de um colunista, um parceiro convidado, ou um artigo enviado por um de nossos leitores. Para colaborar conosco, ou sugerir alguma pauta, basta enviar um e-mail para contato@marcozero.rec.br.

Leave A Reply