Entre o lirismo das cores, surgem expressões de plena devoção ao sagrado ou de encantamento diante de algo repleto de ancestralidade. Assim é composta boa parte da série de desenhos produzidos pelo artista plástico Fernando Alves, reunidos na exposição intitulada “Ultreia – Viajantes, caminhantes, peregrinos”, disponível à visitação do público a partir do dia 08 de maio, no restaurante Maison do Bonfim, localizado no Sítio Histórico de Olinda.

Expressão religiosa de origem espanhola, ultreia significa “caminhar mais além com coragem”. Essa religiosidade motivadora não só de viagens e peregrinações, mas também de festejos, é representada nos desenhos que compõem a exposição por meio de personagens em romarias, despedidas, encontros em grupo e até mesmo pessoas voando. As 38 peças foram produzidas em lápis e óleo sobre papel Canson ou cartão, a partir de uma técnica pela qual o artista utiliza manchas de café sobre o papel para, então, contornar e pintar as imagens.

Festa na vila

(Festa na vila)

O guardião do pequeno peregrino

(O guardião do pequeno peregrino)

“Fiz a maioria em viagens pelo Brasil e Europa, nos últimos cinco anos. Parava em uma cafeteria e, com a sobra do café, fazia as manchas com o líquido sobre o papel. Venho pintando esse tema há muito tempo e até me surpreendi com a quantidade de trabalhos”, revela Alves.

Esses “papéis manchados” em cafeterias de cidades como São Paulo, Lisboa, Paris, Collioure e Avignon ganharam definição diante de uma das principais características da produção do artista: a utilização de cores vivas e variadas. “As imagens finais surgiram aos poucos. Algumas logo em seguida, outras demoraram dias ou meses”, explica ele.

O Baile na vila

(O baile na vila)

Festa de despedida

(Festa de despedida)

Pintor há mais de dez anos, o recifense Fernando Alves possui três telas no acervo permanente do Museu Internacional de Arte Naïf (MIAN), no Rio de Janeiro, além de ter participado de diversas exposições no Recife e em Olinda. A mais recente, sua “Coletânea 10 anos”, em agosto/setembro de 2014, no Restaurante Mascate, na capital pernambucana. A exposição “Ultreia – Viajantes, caminhantes, peregrinos” ficará em cartaz no Maison do Bonfim até o dia 30 de junho.

Serviço

Share.

About Author

Marco Zero

Post escrito por mais de um colunista, um parceiro convidado, ou um artigo enviado por um de nossos leitores. Para colaborar conosco, ou sugerir alguma pauta, basta enviar um e-mail para contato@marcozero.rec.br.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/marcozer/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273