Novamente estou aqui para falar sobre algo que interfere diretamente na nossa produtividade e/ou carreira. Pra mim, falar sobre esse assunto é algo complexo e que as vezes pode nos colocar num processo de ilusão profunda. Mas antes de tudo, acho bom delimitarmos o espaço para o seu “workspace” e conhecermos um pouco sobre a proatividade…

Acredito que tudo que eu vá escrever aqui  seja proveitoso para quem é empregado ou freelancer (principalmente para os freelas que não tem um chefe para lhe pressionar!).

“Pessoas proativas buscam naturalmente novos desafios, procuram respostas diferentes para os problemas e engajam as pessoas. A proatividade está intimamente relacionada ao aumento de produtividade” – Glaucy Bocci.

A proatividade é dita como a capacidade de se pré-dispor para executar uma ação. Mas, na minha opinião, ela vai bem além dessa ideia de antecipar as coisas. Isso é apenas um produto de uma série de ações. Esses tipos de ações fazem com que você seja bem mais esperto, ágil e eficiente, seja no trabalho ou em casa nos freelas.

Ser proativo pode render uma série de benefícios. Pode te garantir um emprego bacana em um lugar bacana. Pode permitir que você capte mais clientes ou simplesmente seja reconhecido por isso!

 

1

Mantenha-se atento. Isso permite que você esteja antenado nas suas obrigações e não caia na procrastinação, garantindo sua ação rápida antecipada.

2

Reflita. Parar 10 ou 20 minutos no dia para refletir vai permiti que você se torne mais crítico consigo e perceba os erros do dia!

3

Seja um robô. Quando se pode automatizar algumas tarefas rotineiras, isso faz com que você ganhe tempo para as tarefas urgentes!

4

Evite o ócio. Sempre que puder dar o pontapé inicial para uma tarefa, não desperdice essa oportunidade! Tenha sempre essa atitude inicial.

5

Vivencie. Nesta etapa também pode está inserida a ideia de refletir. Permita-se dar uma passeada, conhecer algum lugar novo, uma comida nova. Isso aumenta sua criatividade e favorece a proatividade.

6

Aceite novos desafios. Um desafio é um desafio hehe. É certo que com eles você vai aprender muito sobre o quanto é capaz de executar uma ação rápida e eficiente.

7

Se envolva de proatividade. Se você ficar atento, vai perceber pessoas proativas ao seu redor… Aproxime-se e conviva com essas pessoas! Acredite que você possa aprender muita coisa em apenas uma conversa! Evitar a procrastinação também conta!

8

Tenha mais de um plano. As vezes um conjunto de acontecimentos podem fazer seu “plano A” ir por água abaixo, por isso tenha sempre planos e estratégias alternativas para contornar imprevistos.

9

Faça Brainstorming e Mapa Mentais. Ferramentas e/ou metodologias que estimulam a criatividade nos ajudam a entender nossa mente, além de facilitar o encontro com a solução de um problema.

10

Nunca adie algo. Essa dica talvez seja a dica de ouro e a que deve ser seguida à risca. Adiar as coisas faz com que você esteja sempre sobrecarregado, e isso não é bom. Se formos parar para analisar, algumas das dicas anteriores são basicamente uma alternativas rápidas e eficiente para otimizar a produtividade quando algo for adiado.

Share.

About Author

Marco Zero

Post escrito por mais de um colunista, um parceiro convidado, ou um artigo enviado por um de nossos leitores. Para colaborar conosco, ou sugerir alguma pauta, basta enviar um e-mail para contato@marcozero.rec.br.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/marcozer/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273