Com certeza você já teve uma grande ideia!

Bom, o post de hoje é centralizado no exemplo que usarei aqui, mas acredito que acaba podendo ser descentralizado para várias coisas em nossa vida, principalmente para quem lida com criatividade e inovação.

Cada um de nós somos capazes de criar um produto/serviço útil e interessante para a massa e ainda usufruir de benefícios monetários.

O problema surge quando a ideia aparece, você vai no Google, pesquisa e se decepciona ao saber que existem soluções em apps similares à sua proposta inovadora. Então, a partir daí, acabamos abandonando a ideia e possivelmente também um futuro revolucionário naquele segmento. O grande problema está exatamente nesse processo de abaixar a cabeça e abandonar uma ideia.

Claro, não posso falar que todo App, por exemplo, vai ser viável, mas nada impede de testar sua viabilidade, traçar um plano de negócios e fazer as melhorias necessárias. Realmente, nada nos impede a não ser nós mesmos por não fazermos. As vezes olhamos para uma ideia e para seu segmento e achamos que aquilo está saturado e que precisaríamos reinventar a roda para ser digno de sucesso.

O melhor exemplo que já vi sobre refazer e melhorar algo já existente pode ser visto no vídeo abaixo, cujo fala (principalmente) de como o Google superou o Yahoo como mecanismo de busca na Web.

Aliás, recomendo a todos esse documentário: “A verdadeira história da internet” que conta sobre as revoluções e revolucionários no mundo da internet.

Vejamos, e se os Fundadores do Google por exemplo pensassem: “ah, não vamos lançar o Google porque já existe o Yahoo e outros mecanismos de buscas”.

Quantas vezes em 2014 você usou o Yahoo para buscas na Web?

Quantas vezes em 2014 você usou o Yahoo para buscas na Web?

Mas – ainda bem que – não pensaram assim, pois eles tinham um produto de mesma categoria, mas com valor diferenciado, já que a forma como o Google busca era diferente.

O que eu realmente quero trazer aqui (principalmente como discussão), são duas lições que eu captei. Uma que tange o fato de que a expressão “Solução existente” não significa “A melhor solução” ou “Problema resolvido”. A outra trata-se da atenção ao mercado. Pra quem viu o vídeo acima, viu como surgiu o Google AdWords, não foi da forma mais legítima, mas poderia ter sido.

E você, que deseja ser um empreendedor ou “inovador”, o que acha disso tudo?

Share.

About Author

Marco Zero

Post escrito por mais de um colunista, um parceiro convidado, ou um artigo enviado por um de nossos leitores. Para colaborar conosco, ou sugerir alguma pauta, basta enviar um e-mail para contato@marcozero.rec.br.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/marcozer/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273