Recife, praia de Boa Viagem. Poderia ser qualquer outra praia, mas foi a Boa Viagem de todos os dias, dos finais de tarde, dos ataques famosos de tubarão ou apenas aquela vista por fotos. Ela foi o cenário escolhido pelo fotógrafo Vinícius Breves, 27 anos, para compor uma série fotográfica bem particular e nova para muita gente, que apenas a observa de longe, na pressa do dia a dia.

Atuante no setor criativo, Breves trabalhou como fotógrafo freelancer durante 5 anos, e por mais que tivesse um retorno financeiro bacana, não acreditava muito no que estava fazendo. Foi aí que decidiu utilizá-la apenas quando fosse necessário, na sua outra realidade como designer.

A escolha pelo Recife se deu por achar aqui uma cidade rica culturalmente e receptiva a novas ideias. Chegando na cidade, morou por 2 anos bem próximo à Praia de Boa Viagem e numa de suas caminhadas surgiu a ideia de fazer o ensaio. A Oceanic nasceu do ímpeto, de fazer algo da forma que acreditava que deveria ser feito. Algo conceitual, artístico, realmente pensado e planejado, que comunicasse o que ele queria.

Oceanic (1 of 12) Oceanic (8 of 12) Oceanic (7 of 12) Oceanic (6 of 12) Oceanic (5 of 12) Oceanic (4 of 12) Oceanic (3 of 12) Oceanic (2 of 12)

“Eu construi uma relação com essa praia, eu amadureci nessa praia, caminhei por ela pensando na vida, em coisas que eu precisava resolver. Mas o ponto da Oceanic, não é a Praia de Boa Viagem, é a Praia. O meu objetivo com o ensaio era justamente transcender a imagem da Praia de Boa Viagem e os referenciais que a identificam. 

Quis buscar uma essência, extrair a arte de algo simples e corriqueiro (para muita gente) como a praia. Eu acredito que existe arte nos detalhes, como algo que você não vê, até que lhe seja mostrado. 

A cada onda, a cada movimento da água, muito coisa acontece e estamos meio que cegos para isso. Para a poesia que reside nesse instante.

A Oceanic, pelo menos para mim, é como um chamado para a contemplação do belo nos pequenos detalhes da praia, em suas texturas, seus personagens, suas composições. O que quis comunicar está além da praia, a praia foi o local onde encontrei os elementos para compor a minha história, história essa que um olhar mais apurado consegue ler no ensaio.” – Breves

Oceanic (9 of 12) Oceanic (12 of 12) Oceanic (11 of 12) Oceanic (10 of 12)

Avatar

Para conhecer mais projetos do Breves, basta acessar seu site: breves333.com

Além de acompanhar o projeto Oceanic (instagram / tumblr), as fotos do ensaio estão disponíveis para a venda neste link: store.breves333.com

 

 

Siga também o MarcoZero no Twitter, Facebook e Instagram!

 

 

 

 

 

Share.

About Author

Luciano Alpes

Criador e Editor Chefe - Designer Gráfico, sempre foi um curioso da área criativa. Ainda na faculdade, criou o MarcoZero como Projeto de Conclusão de Curso com o propósito de transforma-lo num canal de informação e divulgação da cena criativa/artística de Pernambuco. Maker, divide as funções diárias no design com a participação e a organização de eventos/projetos na área.

Leave A Reply