Meu nome é Saulo Lísias, tenho 24 anos de idade e sou designer gráfico. Atuo na área de 3D profissionalmente há três anos, e durante o periodo de 2008 a 2009 desenvolvi alguns projetos 3D para Tim, Claro, Oi, Velox, Bubbaloo, Sukita entre outros. Também desenvolvi maquetes digitais para arquitetos italianos e tive algumas imagens publicadas em revistas de CG. Cheguei a ministrar por dois anos aulas de arquitetura 3D e render fotorealista na autorizada Autodesk em Recife PE, em 2009 ministrei palestras na Faculdade Mauricio de Nassau, FBV e no Centro Pernambucano de Design, hoje sou um dos sócios da Fábula Estúdio (estúdio de manipulação de imagem e 3D) e juntamente com Axel Levay, Erick Levay e Marcus Cabral produzimos alguns materiais gráficos para Banco do Brasil, Bradesco, Bovespa, Sony, Activia, Telefónica, Jornal o Estadão de SP e outras mais…

Nesse tutorial  explico um processo simples de como desenvolver um ambiente para produção de materiais em estúdio utilizando o software 3ds max 2011 com renderizador VRay versão 2.0, no mesmo é  possivel ver configurações de shaders, câmera, luz e render.

Vray é um plugin renderizador, que não vem dentro do 3ds max mas é possivel baixa-lo na versão trial dentro do próprio site do desenvolvedor, basta apenas fazer um cadastro.

Vamos ao tutorial, lembrando que para visualizar as imagens maiores basta clicar em cima delas.

1 – Para inciar vamos criar um plane com as seguintes subdivisões 2 e 4, a imagem abaixo marcando em vermelho indica onde as alterações dos valores devem ser feitas:

2 – Vamos converter em Editable Poly. Com plane selecionado click com o botão direito do mouse e com o botão esquerdo click em Convert to Editable Poly.

3 – Agora selecione as EDGES segurando com o botão Ctrl, depois solte o botão Ctrl e pressione o botão Shift, com o Move habilitado mova para cima e com o mesmo processo ainda pressionando o botão Shift crie o seguinte desenho conforme imagem abaixo:

 

4 – Agora com a ferramente Edge desabilitada  vamos suavizar um pouco mais a modelagem da cena utilizando a ferramenta Mesh Smooth com Interations 1, a ferramenta Mesh Smooth encontra-se na aba do Modifier List:

5 – Agora vamos importar um modelo 3D, pode ser qualquer objeto, nesse caso escolhi uma Eames Molded Plastic Side Chair que eu mesmo modelei para um outro projeto.

Para importar o arquivo para dentro da cena, clique no primeiro ícone – com a logo do 3ds max – e vá até import, selecione a opção Merge e busque no seu computador o arquivo .MAX do objeto a sua escolha, imagens abaixo indicam o processo:

6 – Vamos agora introduzir a câmera na cena e configurar. Uma observação é que a câmera do Vray tem opções de configurações de câmeras fotográficas profissionais como uma Canon e Nikon, câmeras mais usadas por profissionais da fotografia. Usei a vista top para introduzir a câmera na cena para melhor posição (posição da câmera vai muito do gosto artistico), abaixo as imagens mostram todo caminho e alterações a serem feitas na câmera:



Opção Show Safe Frame vai mostrar para você exatamente o enquadramento do objeto contido na cena, também ajustei a gosto a posição da camera.

7 – Ajustei a gosto a posição da câmera e agora introduzi as luzes que vão iluminar o ambiente do estúdio. Abaixo a posição das luzes e da câmera:

Utilizei duas luzes VRayLight com o mesmo valor de intesidade.

 

Configuração de luzes VrayLight:

8 – Abaixo as configurações dos shaders utilizados em toda cena 3D:

 

Texturas usadas para a criação do shader madeira, dos pés da cadeira. As texturas são aplicadas nos canais Difuse e Bump, imagem acima mostra aplicação.

OBS: Utilizei o backgound branco e não outra cor para não influênciar na cadeira que usei como modelo.

 

9 – Configuração de render. Para ir até o menu render você precisa precionar a tecla F10 do seu teclado ou clicar na opção do topo Rendering e ir até a opção Render Setup.

 

10 – Depois de todo o arquivo configurado, vamos ver o resultado final após a renderização. Para renderizar é preciso fechar todas as abas do Render Setup, e clicar no botão F9 do seu teclado:

Resultado final fotorealista.

Wireframe da cena:

 

É isso, qualquer pergunta a respeito do processo pode ser feita através dos comentários.

 

Siga o Marcozero no Twitter, Facebook e Instagram!

Share.

About Author

Luciano Alpes

Criador e Editor Chefe - Designer Gráfico, sempre foi um curioso da área criativa. Ainda na faculdade, criou o MarcoZero como Projeto de Conclusão de Curso com o propósito de transforma-lo num canal de informação e divulgação da cena criativa/artística de Pernambuco. Maker, divide as funções diárias no design com a participação e a organização de eventos/projetos na área.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/marcozer/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273