Hoje estreamos outra seção aqui no blog. A proposta desta, é trazer parceiros que nos dê dicas e nos mostre novas ferramentas através de bons tutoriais. Para começar, pedimos uma ajuda ao Marcus Cabral, freelancer em tratamento e manipulação de imagens digitais. Ele possui um blog com tutoriais voltados para os que trabalham com fotografia e tratamento de imagem. Aqui está o seu portfolio, vale o click. Sem mais enrolação, vamos ao tutorial.

A partir daqui, quem fala é o Marcus:

Este tutorial apresenta um comando pouco divulgado em tutoriais pela Net e, pelo menos por mim, nunca visto em livros voltados a fotógrafos digitais. Este comando chama-se Variations, e pode ser encontrado no menu Image/Adjustments. O comando Variations ajusta equilíbrio de cores, brilho e saturação de uma imagem de forma visual, apresentando o resultado desses ajustes em miniaturas na própria tela do comando. Vale ressaltar que o comando é mais útil quando utilizado em imagens que não exijam ajustes precisos de cor e não funciona em imagens de cores indexadas, imagens 16-bit por canal e em versões 64-bit para Mac OS.

O ANTES E O DEPOIS

A imagem abaixo mostra o antes (à esquerda) e o depois (à direita). Na imagem da direita utilizei ajustes com o comando Variations e mais algumas poucas técnicas para tratamento diferenciado em retrato.

BAIXANDO A IMAGEM UTILIZADA NO TUTORIAL

Para baixar o arquivo base para utilização no tutorial, basta clicar na imagem abaixo e salvá-la em seu computador. Após baixá-la, abra-a no Photoshop.

INICIANDO O TUTORIAL

Com o arquivo base da imagem (acima) aberto no Photoshop, inicie criando uma cópia da layer Background. Para isso, pressione as teclas CTRL+J (Command+J no Mac). Com a layer Background copy criada, clique duas vezes sobre seu nome e a renomeie para Novo Retrato, como mostra a imagem abaixo:

O COMANDO VARIATIONS

Vá ao menu Image/Adjustments e escolha Variations. Na janela Variations, com a opção Midtones habilitada, clique uma vez na miniatura More Cyan, uma vez na More Blue e uma vez na Darker. Depois, habilite a opção Saturation, clique duas vezes em Less Saturation e clique em OK. A imagem abaixo mostra o resultado dos ajustes.

 

Entenda, nas imagens abaixo, como funciona a janela Variations e veja a marcação das opções utilizadas para os ajustes da imagem acima.

A imagem acima mostra a tela inicial da janela Variations, que por padrão tem a opção Midtones habilitada e mantém a mesma aparência para as opções Shadows e Highlights. Somente na opção Saturation a tela muda. Na opção Midtones você ajusta os tons médios da imagem; em Shadows, as sombras; em Highlights, as altas luzes; e, em Saturation, a saturação. As duas miniaturas superiores mostram a imagem original (Original) e a imagem com os ajustes (Current Pick). Arrastando o controle deslizante de Fine (menos intenso)/Coarse (mais intenso) você controla a intensidade do ajuste. Habilitando a opção Show Clipping você visualiza as áreas da imagem que serão cortadas (clipadas) pelos ajustes, ou seja, convertidas em branco puro ou preto puro. Nos ajustes de tons médios (Midtones) o corte não ocorre. As sete miniaturas, mais abaixo e à esquerda, ajustam as cores e as três miniaturas, à direita, ajustam o brilho.

A imagem acima mostra a tela Variations quando selecionada a opção Saturation. Less Saturationdiminui a saturação, enquanto que More Saturation aumenta.

MELHORANDO O CONTRASTE

Agora que você já aprendeu um pouco sobre o comando Variations e fez ajustes nas cores, conheça técnicas simples de tratamento de retrato que dão um toque especial em sua imagem, deixando-a mais moderna e bonita.

Com a layer Novo Retrato ativa, vá ao painel Channels (Windows/Channels) e, com a tecla CTRL(Command no Mac) pressionada, clique sobre o canal RGB. É criada uma seleção das altas luzes (Highlights) da imagem. Retorne ao painel Layers (F7) e pressione CTRL+J (Command+J no Mac) para criar uma cópia da layer Novo Retrato somente com suas altas luzes (Highlights). Clique duas vezes sobre o nome da nova layer criada e a renomeie para Highlights/Screen 80%. Agora, defina seu Blend Mode para Screen e ajuste sua opacidade (Opacity) para 80%.

Selecione novamente a layer Novo Retrato e, com a tecla CTRL (Command no Mac) pressionada, clique sobre a layer Highlights/Screen 80%, inverta a seleção pressionando CTRL+SHIFT+I (Command+Shift+I no Mac) e pressione novamente CTRL+J (Command+J no Mac) para criar uma nova layer, agora somente das sombras (Shadows) da layer Novo Retrato. Clique duas vezes sobre o nome da nova layer criada e a renomeie para Shadows/Multiply 50%. Agora, defina seu Blend Mode para Multiply e ajuste sua opacidade (Opacity) para 50%. Observe abaixo como a imagem ganhou mais contraste e como ficou a paleta Layers.

 

 

 

RESSALTANDO OS OLHOS

Crie, agora, uma layer de ajuste para ressaltar os olhos. Na paleta Layer, clique em Create new fill or adjustment layer (um ícone de um círculo com uma metade branca e outra preta) e escolha a opção Curves. A paleta Adjustments será aberta. Na janela Curves, clique no ponto superior da linha diagonal e defina 210 para Input; clique no ponto inferior da linha e defina 35 para Input. Feche a paleta Adjustments e uma nova layer foi criada com o comando Curves. Pressione CTRL+I (Command+I no Mac) para inverter a máscara. Selecione a ferramenta Brush Tool, defina o tamanho do pincel em 15px e sua dureza como 0%. Pressione D para definir a cor de primeiro plano para branco e pinte a máscara somente na região da íris nos olhos. Por fim, clique duas vezes sobre o nome da nova layer criada e a renomeie para Curves/Screen 60%. Defina seu Blend Mode para Screen e ajuste sua opacidade (Opacity) para70%. Você pode ocultar e exibir novamente a nova layer para ver a diferença. Veja nas imagens abaixo os ajustes em Curves e como ficou a paleta Layers.

Para criar uma vinheta seletiva, na paleta Layer, clique novamente em Create new fill or adjustment layer e escolha a opção Curves. A paleta Adjustments se abre com as opções do comando Curves. Crie um ponto no centro da linha diagonal e defina 110 para Output e 153 para Input. Pressione D e depois X para que a cor de primeiro plano seja o preto. Selecione a ferramenta Brush Tool, defina o tamanho do pincel como 115px, sua dureza como 0% e pinte sobre o rosto do homem. Vá ao menu Windows e escolha Masks. Será aberta a janela Masks, então altere Density para 80%. Clique duas vezes sobre o nome da nova layer criada e a renomeie para Vinheta/Mask 80%. A imagem abaixo mostra a janela Adjustmentscom o comando Curves, a janela Masks, como ficou a paleta Layers e o resultado no retrato.

 

 

ALTERANDO O TOM DA PELE

Crie mais uma layer de ajuste, clicando no ícone Create new fill or adjustment layer e escolha a opção Hue/Saturation. Na janela Hue/Saturation escolha o canal Magentas e defina Hue como +25. Mais abaixo, na barra de cores, clique no centro dos sliders do lado esquerdo e arraste para esquerda até atingir os valores 230º/261º, clique no centro dos sliders do lado direito e arraste para direita até atingir os valores 35º\66º. Retorne à paleta Layers, clique duas vezes sobre o nome da nova layer criada e a renomeie para Pele/Hue Magentas +25. Na imagem abaixo, veja a configuração do comandoHue/Saturation, como ficou a paleta Layers e o resultado no retrato. O tom da pele não está mais tão avermelhado.

 

 

APLICANDO NITIDEZ

Para aplicar a nitidez, pressione as teclas CTRL+SHIFT+ALT+E (Command+Shift+Option+E no Mac) para criar uma nova layer da imagem com todos os ajustes feitos. Vá ao menu Image/Adjustment/Desaturatepara tornar a layer P&B. Vá também ao menu Filter/Other/High Pass, defina 1 pixel para Radius e clique em OK. E, mais uma vez, em Filter/Sharpen/Smart Sharpen e defina Amount como 80%, Radiuscomo 0,5 e Remove como Gaussian Blur e clique em OK. Mude o Blend Mode da layer para Overlay. Clique duas vezes sobre o nome da nova layer criada e a renomeie para Nitidez/High Pass 1/Smart Sharpen 80-0,5. Veja nas imagens abaixo, as janelas High Pass e Smart Sharpen com as configurações indicadas e o resultado final do retrato.

 

Você deve ter notado como as layers são nomeadas, não é? Fica a dica: sempre nomeie suas layers, de preferência indicando o comando e seus valores. Assim, você vai estar sempre ciente do que cada uma representa, que comando foi utilizado e os valores dos ajustes.

Bom, galera, é isso. Espero que tenham gostado. Quaisquer dúvidas postem comentários ou conversem comigo no Facebook. Abraços!

Share.

About Author

Luciano Alpes

Criador e Editor Chefe - Designer Gráfico, sempre foi um curioso da área criativa. Ainda na faculdade, criou o MarcoZero como Projeto de Conclusão de Curso com o propósito de transforma-lo num canal de informação e divulgação da cena criativa/artística de Pernambuco. Maker, divide as funções diárias no design com a participação e a organização de eventos/projetos na área.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/marcozer/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273