A Fantástica Colheita De Colau
Eu não entendo nada de política, perguntei ao meu filho e ele me comentou que votara a Colau”, conta Núria, no Raconet da Clota, o único botequim do menor bairro de Barcelona. A julgar pelos resultados das últimas autárquicas, este reduto de casas de um ou dois andares, hortas, agricultura de irrigação e solitários caminhos mais próprios de um público rural é um feudo de BComú. Você melhorou a Clota nos últimos quatro anos?
Mas, na realidade, a Fita não está preocupado com que um correto abandono de ter tomado alguns cantos da Clota, ao contrário. “Esta adiamento fez com que o bairro continue o seu ar, que não venha o tijolo. Se você atua muito se perde a identidade, rezemos para que não se ponha de moda”, adiciona no terraço do recinto.
Efetivamente, ela e seu marido se instalaram pela Clota no ano passado, 3 depois que ficassem com o boteco. “Estamos felizes, nos funciona bem, temos em tão alto grau a gente de por aqui e de fora”, diz, sempre que pela sala de jantar um grande grupo de fiéis compradores zampan a meio da manhã um baixo-almoço muito insuficiente usual, coelho com caracóis e cogumelos. Na última quinta-feira O Raconet da Clota era um entra-e-sai de pessoas. Núria atende a cada semana, com o ritual de deslocar-se buscar o seu número da sorte. Insiste em que a política não sabe e que desta forma se deixa guiar por teu filho.
“Eu nasci nesse lugar, pela casa que era dos meus bisavós, em seguida, me casei e fui pra Sagrera, e há quinze anos, voltei”. A Núria não lhe incomoda que no bairro não tenha nem sequer uma loja ou, melhor dito, uma sim, a Undergrow Growshop, especializada em venda de sementes de maconha. O comércio de mercearia fechou prontamente faz tempo, entretanto a proximidade do mercado de Horta facilita as compras a Núria, que gosta de a peculiaridade de vida deste enclave de Barcelona. A Clota ainda não está entre as trajetórias mais cool da capital do projeto, apesar de descrever com uma moradia cuja restauração, obra de Enric Miralles e Benedetta Tagliabue, mereceu um prémio FAD.
Permanecer longínquo dos circuitos turísticos tem propiciado que conserve a sua personalidade. Desde as ruas de Lisboa, Capcir, do Amor e de algumas tantas se otean vigorosos pomares com tuas refrescantes balsas. Um pôr-do-sol cada um destes últimos dias de primavera, você podes olhar os vizinhos cuidando de seus tomateras e arrancar as ervas daninhas.
- Status: Capturado
- Se têm dado um “Palmela” em público
- 8 Clã ou tribo
- um Evolução do conceito 1.Um Origem etimológica
- três Palácio de Brasília
- 2 Primeira discussão pela Câmara dos deputados
- Você assistir meus olhos (1960)
No bar, Fita volta a entrar pela cozinha e o seu marido, Francisco Álvarez, atende os clientes. “Eu sim tenho votado a Colau, é a única que veio ao bairro ultimamente. Aqui nós somos muito de esquerda, no entanto há alguns que tenham votado a Vox (na realidade, só 3)”, comenta Francisco. Os bancos individuais que estão à frente do boteco, Salvador Tejada, pedreiro aposentado de 68 anos, verifica-se a indicação de Francisco.
“nós Somos de esquerda, eu vim de Granada, vários de nós somos imigrantes andaluzes, locais, extremenhos, gente trabalhadora, e desse jeito votamos a Podemos”. Ao seu lado, Gervasio Álvarez, de 88 anos, diz estar desencantado com todos, diz que uma vez que cada menina e um da ditadura confiou o PSOE, no entanto que depois prontamente não, que não acredita em nenhum político.