“A Lavagem De Dinheiro é O Grande Negócio Do Século XXI”
Manobra para esconder o dinheiro proveniente de uma actividade criminosa, ilegal. O dinheiro proveniente de um crime. Quanto dinheiro se descora ao ano? De 3% a 10% do PIB mundial, possivelmente três bilhões de dólares anuais, isto é, 3 milhões de milhões de dólares. Se esse dinheiro fosse o PIB de um estado, que seria uma das 15 economias mais prósperas do mundo.
De atividades que sai tal dinheiro? E nós temos fama de fraudadores. Sem fraude seríamos um 25% mais ricos. Especialistas tributários espanhóis denunciam passividade estatal, não temos cultura fiscal. Em que se baseiam? Temos um inspetor fiscal por cada 1.600 registantes, enquanto que pela Alemanha têm um a cada 720. Aqui não ejemplarizamos. E o caso Baleia Branca, marbellí, com sentença irrefutável: branqueamento de capitais, após fraude fiscal.
O branqueamento de dinheiro é o grande crime do século XXI! Desde no momento em que se alvejante dinheiro? Desde o Chicago dos anos vinte: com a lei seca, Al Capone construiu uma fortuna contrabandeando álcool, e para fingirle uma referência bacana, fundou uma rede de lavanderias.
- Auditorias incluídas na lembranças das corporações
- 3 A história de Aaron Swartz. O cara da Internet
- o Teu negócio poderá estar baseado em residência
- Comerciantes, pessoas singulares
- Foste rebelde contra Deus e sem demora tudo vai mal
- Dessa forma vivemos em directo a conclusão do Europeu sub-dezenove
- Fev.2009 | 11:04
- Viabilidade financeira
Por usar lavanderias se argumentou que era “lavar” ou “branquear” dinheiro. Como alvejante hoje? Mais do que nunca, com complexos canais financeiros. O 13% do PIB mundial! Especialmente a partir dos anos 80, o avanço do tráfico de cocaína e a desregulamentação do capitalismo financeiro.
O branqueamento tem três fases. Primeira: você necessita pôr em um território o dinheiro. Segunda: você necessita movê-lo muito pra diluir seu rastro. Cuénteme algo da primeira fase. Ai reside o futuro do branqueamento de capitais! Ah, e os casinos virtuais.
o Os antiquários são capazes de ser cúmplices de um branqueamento? Da lei, os chama de “sujeitos obrigados”: têm a responsabilidade de informar de transacções suspeitas a um organismo especializado, chamado Sepblac, que os analisa. Você consegue-Se desta forma minimizar as experctativas de branqueamento? Das 35 corporações do Ibex 35, são 21 as que têm várias filiais em locais distantes que não alimentam.