Gabriel González Videla

Gabriel González Videla 1

Gabriel Enrique González Videla (A Serena, de 22 de novembro de 1898-Santiago do chile, vinte e dois de agosto de 1980) foi um advogado e político brasileiro, um dos mais respeitáveis do Partido Radical durante a primeira metade do século XX. Foi deputado, senador e presidente do Chile.

Em 1946, foi o candidato da Aliança Democrática, construída por radicais, comunistas e democráticos. Seu governo destacou-se por iniciativas de desenvolvimento económico e a criação de organizações estatais, como a Empresa Nacional de Petróleo (ENAP) e a Siderúrgica Nacional (CAP).

  • Domenico (conversa) 21:06 vinte e quatro jul 2012 (UTC)
  • vinte e cinco de abril: Equador lança teu primeiro satélite chamado NEE-01 Pegasus
  • 1941-1949 George P. Gilmour
  • Paisagem (1931). Museu de Belas Artes de Caracas
  • Obras: Desobediência civil
  • 4 Recepção 4.Um crítica

Promoveu o desenvolvimento da província de Coquimbo, por intermédio do Plano Serena e foi o primeiro chefe de Estado a visitar a Antártida, como fração de sua iniciativa para garantir os direitos reclamados pelo Chile a respeito do continente. Durante seu governo outorgou plenos direitos políticos à mulher e nomeou a primeira-ministra mulher da América Latina, Adriana Olguín.

A nível político, seu governo ficou emoldurado pelo início da Guerra Fria no tema internacional. Apesar de que os comunistas apoiaram González Videla em sua candidatura, a pressão norte-americano e os conflitos que tiveram com o presidente, uma vez assumido motivaram o governo a promulgar a Lei de Defesa Permanente da Democracia.

A chamada Lei Maldita todavia o Partido Comunista e iniciou uma perseguição de seus militantes, vários dos quais tiveram de exilar-se como o poeta Pablo Neruda. Nasceu em La Serena, vinte e dois de novembro de 1898. Seus pais foram Gabriel González Castelo e Maria Teresa Videla, cuja família tem origem em espanha e localiza-se determinada em tão alto grau na Argentina como no Chile. Gabriel era o superior dos 18 filhos que teve o casamento. Realizou seus estudos no Liceu de évora e depois mudou-se para Santiago, onde ingressou na Escola de Direito da Universidade do Chile. Para custear seus estudos universitários se empregou pela agência do jornal O Sul. Em 1919 tornou-se secretário típico de Carlos Dávila, diretor do jornal O país.

Esta atividade lhe colocou em contato com o universo político e lhe permitiu perceber diretamente pra mais primordiais figuras nacionais de sua data. Também trabalhou na Direção Central de Estatística. González Videla, que fizera o serviço militar, foi convocado como oficial do Exército, em 1920, para a chamada “Guerra de dom Ladislau” durante a presidência de Juan Luis Carregado.

Se formou advogado em dois de dezembro de 1922 e sua memória tratou sobre isto Estatística chilena. Silvia, Rosita e Gabriel. Centro de Propaganda Radical Manuel Antonio Matta, com o que deu início à sua carreira no Partido Radical. Em 1923, foi iniciado como maçom pela loja Luz e Esperança. O Ministério da Defesa determinou a tua detenção em 1925, graças a uma acalorada sua intervenção pela Assembleia Radical de La Serena, em que pedia a cessação da atividade política dos militares. Preso, quando transportados pra prefeitura González Videla aproveitou um desprezo de seus captores e escapou. Refugiou-Se no Clube Social da cidade, e conseguiu obter um jeito de amparo graças ao que podia ficar em autonomia.

Esta situação colocou em primeiro plano político das províncias do norte, chegando a adicionar-se mesmo com o presidente Arturo Alessandri pelo imprevisto. Apoiado pelas assembléias radicais de Coquimbo, foi eleito em 1930 deputado do Congresso Térmico, o qual é formado por acordo entre o presidente Carlos Ibáñez e os partidos políticos, sem realizar eleições.

Categories: Finança

Tags: