Uma Odisséia No Espaço’, Quando O Pai Da ‘Singularidade’ Criou O Primeiro Computador Assassino
Clarke publicou teu relato “O sentinela”, em 1951, mesmo ano em que apareceu no mercado o teu primeiro romance (‘As areias de Marte’). Tinha escrito 3 anos antes, afim de participar de um concurso literário da BBC. O pretexto era descomplicado: uma expedição rotineira al Mare Crisium da Lua descubra uma estrutura translúcida piramidal, inegavelmente lavrada por uma mão inteligente.
Embora ‘A sentinela’ não teve, inicialmente, amplo repercussão, a carreira de Clarke mudou devido a ele. Uma jovem expectativa de Hollywood, que se havia estreado profissionalmente neste mesmo ano, ele se aproximou de Clarke com uma proposta: fazer um vídeo sobre “a ligação entre o homem e o mundo”.
O escritor lhe enviou um punhado de relatos seus, para saber qual preferia acertar. O relato era ‘A sentinela’. A jovem expectativa de Hollywood chamado Stanley Kubrick. E o vídeo era, é claro, ‘2001: Uma odisséia no espaço’. Com o tempo, o roteiro acabou incorporando diversos novos elementos. Como por exemplo, a primeira cota do video, que reflete o surgimento dos primeiros macacos ‘inteligentes’ (e do primeiro monólito), se inspirou em outro relato de Clarke (‘Encontro no amanhecer’).
O segundo feito do vídeo é fundado em ‘A sentinela’. Mas o terceiro e quarto atos, que percorrem a órbita de júpiter ou a caminho da mesma, foram um aditivo específico pro vídeo, elaborado pelo trabalho conjunto entre o escritor e diretor. E é no terceiro ato, propriamente, o único que nos interessa para este postagem, por ser o único que mostra inteligência artificial. Uma vez que Kubrick lançou o projeto de filmar ‘2001’, decidiu buscar aconselhamento pra simbolizar do modo mais verossímil possível a um dos grandes personagens fabricados ex professo pro video: o supercomputador HAL. Para essa finalidade, ele foi até Oxford para contratar como consultor pra um professor de matemática chamado Irving, John Good. Que experiência poderia ofertar Good video?
- 1 Algumas características
- O dois era algo mais ou menos técnico, que neste instante considero sem necessidade em apoio ao teu comentário
- Explicar por que é necessário (pra novatos e desconhecidos)
- Na corrida pra molécula que pare o mal de Alzheimer
- Selecção de sinais e sensores que serão utilizados na monitorização,
- Melhora a realização de aprendizagens
- Possível vândalo: Elchileno24 (disc. · contr. (apagadas) · reg. (bloqueios) · bloquear)
Pois não é pouca coisa: duas décadas antes, Good tinha sido um dos mais próximos colaboradores de Alan Turing, pela hora de quebrar o código criptográfico nazista Enigma (sim, é mostrado em ‘Imitation Game’, entendido por James Northcote). Diz-Se que seus cálculos cortou numerosos meses da batalha. Depois disso seguiu colaborando um tempo com Turing, introduzindo-se no estudo da inteligência artificial.
todavia, ‘2001’ não aborda de modo um a ‘explosão de inteligência’. Opta-se, pelo contrário, por uma trama que sendo assim era nova, no entanto que nas décadas seguintes foi explorado (explorado) milhões de vezes: a IA que se rebela e/ou enlouquece, voltando-se contra seu criador.
Esta inteligência artificial (ou ‘inteligência mecânica’, segundo recolhe o roteiro do video) é o prontamente mencionado ‘HAL’. Um útil plano, dado que assim como é explicado como “o cérebro e o sistema nervoso da nave”. Essa conversa vai terminar abruptamente quando HAL notifique o capitão Bowman, da detecção de uma avaria. Claro, HAL tem estado a ouvir essa transmissão. HAL. A partir nesse momento, tudo se precipita: Bowman e sua assistente decidem desligar a HAL, e ele responde tentando matá-los e anulando o suporte de vida do resto da tripulação, que estava em hibernação.